(31) 99679-1916
(31) 99679-1916
Notícias
Taekwondo é saúde física, mental e emocional
Essa arte marcial não é apenas uma atividade física! Confira.
26 ago

Essa arte marcial não é apenas uma atividade física, mas uma filosofia de vida, é isso que faz a diferença. O Taekwondo aborda de forma abrangente o desenvolvimento das pessoas, entrando em suas vidas para marcar um antes e um depois, realizando um processo de aprendizagem e autoconhecimento.

De L. Roca - Notícia do site MasTKD.com - http://mastkd.com/2020/08/el-taekwondo-es-salud-fisica-mental-y-emocional/

O taekwondo gera mesmo com tudo o que está sendo vivido e com as novas rotinas sedentárias encerradas em casa ou com o estresse da situação, torna-se uma das melhores opções para preservar nossa saúde em vários níveis:

Em um nível físico

Manter-se ativo nessas situações é essencial e não importa a idade que você tenha enquanto faz os exercícios de acordo com suas possibilidades.

Ficando trancado em casa você perde muito massa muscular e óssea, já que seu corpo estava acostumado a um certo ritmo, andar, subir escadas, etc. Sem falar sobre sua frequência cardíaca, você começa a perder resistência e capacidade aeróbica. Ficar em casa apenas comendo e assistindo a séries também pode ser um gatilho para ganhar peso rapidamente, o que faz com que inúmeras doenças sejam desencadeadas pelo sedentarismo.

Seu corpo

O Taekwondo vai ajudar muito para que o seu corpo e o seu metabolismo não sejam tão afetados, pois com um bom professor que saiba fazer planejamentos e treinos corretos, mesmo de forma virtual, você conseguirá manter todas as suas capacidades físicas em boas condições. . Especialistas em medicina e psicologia recomendam dedicar no mínimo 40 minutos por dia à atividade física. Aprender com o movimento é essencial para o desenvolvimento adequado de crianças e adolescentes. Isso porque graças ao nosso corpo podemos realizar vários movimentos, mas para isso é necessário desenvolver habilidades psicomotoras, coordenação, equilíbrio, etc. Sem esquecer que ajuda muito no fortalecimento do sistema imunológico em qualquer idade.

Em um nível mental

O simples fato de usar o dobok em casa faz com que você se transporte para outro estado mental, já que você associa toda aquela energia que sentiu quando treinou no seu clube.

A saúde mental e psicológica é algo que nunca devemos deixar de lado e muito menos em momentos como este em que somos bombardeados por notícias não muito agradáveis. A mente se beneficia com a prática de esportes, pois ajuda a minimizar os efeitos negativos, mantendo-se ativa e focada em outras situações.

Taekwondo produz substâncias químicas "da felicidade"

Qualquer atividade física e muito mais Taekwondo, que é a arte marcial do seu gosto, favorece a liberação de certas substâncias químicas no corpo, entre elas as endorfinas, que são as que produzem uma sensação de euforia e felicidade, alcançando um estado de espírito positivo.

Também ajuda a evitar ou reduzir o estresse, a ansiedade, a depressão, entre outros transtornos que já se manifestavam antes nas pessoas ou que começaram a se manifestar em função da pandemia, melhorando sua qualidade de vida.

Melhora a autoestima, é motivador fazer exercícios e ver o progresso implica que você quer continuar fazendo, isso somado a ver mudanças físicas no seu corpo, ou avançar de série por exemplo.

Durante o exercício, o cérebro produz mais neurônios e mais conexões entre eles. Portanto, seu cérebro também treina junto com seu corpo e também ganhará forma e aumentará sua capacidade de aprendizado.

Em um nível emocional

O Taekwondo pela sua própria filosofia, é uma arte que regula as emoções, canaliza a agressividade e ajuda a lidar melhor com a frustração , raiva, raiva, medo.

A pesquisa confirma que o exercício tem um efeito ansiolítico e calmante nos praticantes, uma vez que eles são capazes de autorregular suas emoções. Por isso, conhecer a relação entre esporte e bem-estar emocional é fundamental.

O taekwondo exige, em muitos aspectos, reações rápidas e solução de problemas quase imediatamente. Isso sem dúvida faz com que uma mente criativa se desenvolva para resolvê-los no menor tempo possível, alcançando o autocontrole emocional , por exemplo em combate. Porém, por outro lado, também existem os POOMSAE TAEGUK que afirmam que quem se conhece encontrará o caminho da harmonia, através da realização de movimentos pré-estabelecidos, onde o autoconhecimento e o controle das emoções favorecem a execução correta.

Conclusão

Uma arte marcial completa não apenas um esporte, é o que o Taekwondo junto com um mestre preparado além do técnico e teórico pode trazer ao mundo. Um professor mais humano que sabe lidar com as necessidades e aptidões de cada um dos seus alunos, entendendo que todos são um universo completamente diferente. Conseguir inspirá-los a serem melhores a cada dia em todos os aspectos.

Não importa se você tem pouco espaço em casa ou não tem implementos. Quem quer sempre encontra um caminho.

São tempos para melhorar a cada dia, o aprimoramento pessoal, além de qualquer competição, para ser melhor para você mesmo.

"A VIDA É COMO A POSIÇÃO DE GUARDA, SE NÃO ESTIVER EQUILIBRADA, VOCÊ NÃO SUPORTARÁ NADA." LAURA ROCA.