(31) 99679-1916
(31) 99679-1916
Notícias
Etiquetas para as aulas de Taekwondo
Regras que devem ser respeitadas em todo dojang
16 jul

A prática do Taekwondo competitivo levou, em muitos casos, à perda das regras de etiqueta e protocolo que devem ser respeitadas em todo dojang. Neste artigo, fazemos uma compilação das regras básicas. Ideal para compartilhar entre professores e alunos.

Para D. Trapatoni - http://mastkd.com/2016/10/etiqueta-y-protocolo-en-el-dojang-de-taekwondo/?fbclid=IwAR1ZEGwACJp-MEYslZ6fP-veBfq7vnOhLykL2I_uASICgqzbol0Cs_mNJY8

O desenvolvimento do Taekwondo como esporte levou a deixar de lado as normas básicas de comportamento correto estabelecidas pelo código de nossa arte marcial. Estes são os principais recursos a serem considerados:

A etiqueta

No Taekwondo, a etiqueta é tão importante quanto aprender técnicas e táticas de combate em si, há um método e um significado para cada ação. Embora muitas dessas ações sejam padronizadas, outras não, portanto, um aluno de Taekwondo deve se dirigir a todos os momentos de maneira respeitosa e educada para com seus professores ou colegas de classe.

O protocolo

Consiste em estruturar as regras de etiqueta. Refere-se às regras ou diretrizes estabelecidas para mostrar respeito às outras pessoas e a si mesmo. O Protocolo é baseado em anos de tradição e filosofia; São as ações de tratar os outros com respeito, boas maneiras e cortesia. É uma parte muito importante do "Do" no Taekwon-Do.

O Dojang

A tradução literária do termo Dojo ou Dojang (em coreano), é entendida como um caminho ou lugar de sabedoria. Não é um local de encontro, mas um espaço de encontro onde o aluno é orientado por um professor ou professor, por um caminho que com a prática o levará ao pleno desenvolvimento de todas as suas potencialidades físicas, psíquicas e espirituais e, consequentemente, a um melhor self -conhecimento. Portanto, este site deve ser tratado com a seriedade que merece, seguindo o rótulo, regulamentos e protocolos. É o primeiro passo para a prática das artes marciais.

Para começar

  • Cumprimente com uma reverência antes de passar pela porta do dojang e ao deixar o dojang.
  • Peça permissão ao seu professor para entrar ou sair da área de treinamento específica dentro do dojang. Sempre levantando a mão e se curvando, após a confirmação.
  • Deixe os sapatos antes de entrar na área de prática, mesmo que não vá treinar.
  • O uniforme ou "dobok" deve estar perfeitamente limpo e apresentável antes de iniciar o treino.
  • Apenas as mulheres podem usar camisa sob o dobok, exceto para crianças em momentos de baixa temperatura, caso em que a camisa deve ser branca ou preta.
  • O dojang é a sua segunda casa, respeite-o, proteja-o e colabore mantendo-o limpo e organizado.
  • Sabom ou Sabom nim será a única maneira de se dirigir ao professor, e não pelo nome.
  • Nunca responda ao seu sabom nim com perguntas.
  • Antes de cada apreciação ou ensino direto de seu professor, responda: "Sim Sabomnim" ou sabom na sua ausência.
  • Nunca questione as decisões tomadas por seu professor dentro do dojang, a menos que ele peça a você.
  • Se você não consegue ter respeito por quem o está instruindo, você deve simplesmente deixar a academia e procurar um lugar onde possa encontrá-lo.

As regras de etiqueta e protocolo foram desenvolvidas pelo Kukkiwon em 1971. Com o tempo, elas variaram de uma nação para outra e de um professor para outro.

Embora esclareçamos no título deste artigo que a etiqueta e o protocolo são aplicáveis ​​dentro do dojang ou atividades relacionadas ao Taekwondo (torneios, seminários, etc.), a ideia original é aplicá-los em todos os momentos e lugares.

Dizer que “Taekwondo é um modo de vida” não é apenas uma frase, pois uma pessoa pode mudar, melhorando seus costumes, modos e educação, graças à prática desta arte marcial. O importante é entender que essas "mudanças" são para toda a vida, pois não se pode livrar-se de seus bons hábitos de cortesia, respeito e honra, apenas tirando o uniforme.

Daniel Trapatoni, MasTKD Exclusivo