(31) 99679-1916
(31) 99679-1916
Notícias
Entendendo a Disciplina no Dojang
23 fev

Por: Mark VanSchuyver 


O ginásio estava lotado com pessoas vestidas em uniformes brancos e faixas coloridas. O líder da congregação se levantou, era um homem asiático que usava uma faixa preta esfarrapada. Ele deu um comando que pôs em ação os faixas pretas. Em segundos o grupo estava atento. No comando seguinte eles sentaram de pernas cruzadas. 
Foi interessante ver, nos Estados Unidos, cinqüenta pessoas baixando como peças de dominó. Isso num país que se orgulha do individualismo, independência e não conformidade. Isto ainda acontece a cada dia nas escolas de taekwondo por toda a nação. 
 
Por que os norte-americanos fazem filas para entrar em tais escolas e sujeitam-se a este tipo de tratamento? Porque eles reconhecem que disciplina é necessária para o sucesso no estudo de artes marciais, diz Kyu Il Cho, um instrutor de taekwondo que administra duas escolas em Oklahoma. E cada vez mais os americanos estão reconhecendo o valor da disciplina em todos os aspectos das suas vidas, disse ele. 
 
Disciplina também tem um papel importante na administração de escola de artes marciais bem sucedidas. Depois de 20 anos neste negócio, Cho sustenta que a disciplina é o que difere o taekwondo de outros estilos de autodefesa. ´Disciplina deve estar presente nos estudantes, professores e nos negócios`, ele diz.
Quando se tem disciplina no taekwondo, consegue-se vantagem sobre a maioria das outras artes por causa de seu fundo militar. A maioria, se não todos os estilos, foi projetada para ensinar a um grande número de soldados a lutar em um breve período de tempo. Na Coréia, o taekwondo moderno continua sendo usado para preparar soldados para combate corpo a corpo. 
 
A ênfase continua na disciplina e pode ser atribuída parcialmente ao fato de que praticamente todos instrutores coreanos passaram um tempo no exército. Na Coréia, nós temos uma obrigação, 
diz Cho: ´Todo o homens tem que passar um tempo nas forças armadas`. O treinamento militar severo experimentado pelos professores de artes marciais coreanos reforça a crença no valor da disciplina, e é o que eles transferem para o dojang. 
 
Entre um punhado de instrutores cuja imigração para os Estados Unidos foi patrocinada por um membro da Federação de Taekwondo Mundial, Cho mantém os padrões mais altos no seu dojang. O que não surpreende que ele receba respeito total dos seus alunos. ´Se você sabe o que está fazendo e é bom naquilo que você faz, ganha respeito automaticamente`, diz Cho. Mas o respeito conferido a ele e aos seus colegas coreanos ocidentais vem mais do que apenas uma reação às habilidades técnicas que possui. Vêm de um reconhecimento do treinamento severo que tiveram e da forma como este treinamento se reflete em suas aulas. 
 
Cho começou a treinar em 1959, contra a vontade da família. Diferentemente dos seus amigos, ele valorizou o que aprendeu e se tornou um faixa-preta e então um instrutor. Meus professores na Coréia eram muito duros comigo e com meus colegas`, conta. ´Se 10 pessoas se inscrevessem para aula naquela semana, oito ou nove saiam na semana seguinte. Nós lutávamos em contato e de forma intensa o tempo todo. Naquela época, não tínhamos nenhum tipo de equipamento. Os alunos sempre se machucavam, pois os treinos eram severos`. 
 
Apesar da educação rígida, Cho insiste que há mais nas artes marciais do que alguns instrutores ensinam aos seus alunos. ´Lutar não é o aspecto principal do taekwondo`, diz ele. Em vez disto ele argumenta que o desenvolvimento do caráter, a filosofia, a moral e a saúde física são as reais prioridades do treinamento. 
 
Escolas coreanas tradicionais mantêm padrões rígidos de disciplina e protocolo (etiqueta). Embora possa parecer desnecessário ao ocidental comum, o programa tem funcionado tão bem que as aulas de taekwondo frequentemente recebem mais alunos que outras artes marciais. Cho credita isto às tradições rígidas de taekwondo. 
Disciplina e protocolo significam quase a mesma coisa nas escolas de taekwondo. Estudantes usam uniformes que têm e devem estar de acordo com os códigos rígidos de limpeza, modelo e cor. 
 
Pequenas diferenças são permitidas. O efeito, até mesmo aos novatos, é um sentimento de ordem e de ajuste.
O exército há muito reconhece que uniformizar pode ser um símbolo de fazer parte, unidade e orgulho. O mesmo é verdadeiro nas artes marciais. A classificação por cor de faixa é o segundo símbolo de disciplina e ordem que tem ajudado a colocar o taekwondo no topo. Os seres humanos são criaturas orientadas por alvos; os americanos 
são duplamente assim. Os graus de classificação e as promoções regulares no treinamento do taekwondo permitem que alunos estabeleçam metas e se esforcem por alcança-las. Muitos excelentes sistemas de lutas não têm atingido sucesso comercial porque as suas tradições demonstram claramente a falta de procedimentos no estabelecimento de metas.
 
Á formalidade é o terceiro ingrediente chave na disciplina do taekwondo. Os alunos são orientados a chamarem seus instrutores pelo título ou pelo sobrenome. Até mesmo alunos que treinam durante anos com o mesmo instrutor se referem a ele dessa mesma maneira no local de aula. Este elemento de formalidade parece simples, mas sua contribuição para construir e manter disciplina é poderosa. 
 
Na realidade, disciplina é o benefício primordial no treinamento do taekwondo. Cho acredita que a arte desenvolve este atributo em dois níveis. O primeiro envolve disciplina física. Taekwondo exige esforço 
físico ao extremo. Constrói equilíbrio, poder, flexibilidade, da força muscular e coordenação. Atingir um grau alto leva anos, e até que um estudante alcance a faixa preta, ele terá estabelecido, provavelmente, um hábito de exercício para toda a vida. 
 
O segundo nível envolve disciplina mental. Treinando o corpo para executar tarefas difíceis sob rígidas linhas de disciplina, força a mente a se tornar mais ordenada. Alguns estudos sugeriram até mesmo que as pessoas que treinam constantemente possam ver uma melhora nas suas habilidades acadêmicas. A disciplina mental adquirida no treinamento do taekwondo é aplicada em todos os aspectos da vida. 
 
Sobre o autor: Mark VanSchuyver é um escritor independente e artista marcial. 
 
Fonte: http://www.blackbeltmag.com/document/491 
 
*Dojang - Área de treinamento do taekwondo assim como o tatame é para o judô.