(31) 99679-1916
(31) 99679-1916
Notícias
Assembléia Geral Mundial de Taekwondo aprova mudanças nas regras de competição
Integridade dos atletas é fator preponderante para as mudanças!
08 abr

mainslide-GA-1.jpg

HAMMAMET, Tunísia (5 de abril de 2018) - A Assembléia Geral Mundial de Taekwondo aprovou por unanimidade uma série de mudanças em suas Regras de Competição como parte de seu compromisso contínuo de garantir que o taekwondo seja o mais empolgante e envolvente possível para sua base de fãs global.

A Assembléia Geral aconteceu em Hammamet, na Tunísia, antes do Torneio Mundial de Qualificação de Taekwondo para os Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires 2018 e do Campeonato Mundial de Taekwondo Júnior de Hammamet 2018. As mudanças de regras aprovadas, planejadas para aumentar a intensidade da competição e garantir a segurança do atleta, incluem:

  • O chute de virada válido para o protetor de tronco agora é de quatro pontos e um chute de virada válido para a cabeça é agora de cinco pontos.
  • Um gamjeom agora pode ser emitido se um atleta tiver uma perna fora da linha de fronteira e os árbitros agora só esperarão por cinco segundos antes de lançar um gamjeom para os atletas que não estão envolvidos na luta. Usando uma técnica de pé alternativo também resultará em um gamjeom.
  • Uma pesagem para atletas selecionados aleatoriamente ocorrerá duas horas antes da competição. Os atletas devem estar dentro de 5% da sua categoria de peso corporal para serem aprovados. Esta nova pesagem ocorrerá em adição à pesagem universal no dia anterior à competição e protegerá os atletas de perderem peso perigosamente para se encaixarem na categoria.
  • O Golden Point Round foi renomeado Golden Round. Os atletas são agora obrigados a obter dois pontos na Rodada de Ouro para ganhar, ao contrário de um ponto sob as regras anteriores.
  • No caso de não haver vencedor da Rodada de Ouro, o vencedor será declarado na ordem de: quem conseguiu dar soco no corpo, que fez os golos mais registrados, o atleta que ganhou mais rodadas nas três rodadas anteriores, e o atleta que obteve menos gamjeoms nas quatro rodadas.

As mudanças nas regras serão implementadas pela primeira vez no World Taekwondo Grand Prix Series 1, em Roma, em 1º de junho de 2018.

Falando após a Assembléia Geral, o Presidente do World Taekwondo, Chungwon Choue, disse:

A Assembléia Geral de hoje foi muito bem sucedida. É sempre um prazer conhecer nossas Associações Nacionais (MNAs) de todo o mundo e relembrar o grande trabalho que realizamos e aguardar ansiosamente as maneiras pelas quais podemos melhorar nosso esporte. Este ano será focado no desenvolvimento e na juventude. Vamos nos concentrar em ajudar nossos MNAs a crescer o taekwondo no nível de base e melhorar seus atletas de elite. Apelar para a juventude é uma prioridade, como se não atraíssemos a geração jovem para praticar o taekwondo, não haverá futuro para o taekwondo. As mudanças de regras que aprovamos hoje são um passo importante na constante evolução do taekwondo para garantir que ele seja o mais atraente possível.

Gostaria de agradecer aos nossos anfitriões, à Federação Tunisina de Taekwondo, à cidade de Hammamet e ao governo da Tunísia pela sua organização e apoio. Não tenho dúvidas de que o Torneio de Qualificação e o Campeonato Mundial Júnior serão eventos fantásticos e mostrarão excelentes credenciais de hospedagem da Tunísia e da África.

Além das mudanças nas regras da competição, foi aprovado alterar os termos Membro Pleno e Membro Demostrado em relação às MNAs para os membros Nível I e Nível II, respectivamente. Os membros do Nível I têm direito a voto na Assembléia Geral e têm o direito de participar de todos os eventos oficiais do Taekwondo Mundial. Os MNAs de Nível I serão rebaixados para o Nível II se não cumprirem seus requisitos financeiros ou de participação no Campeonato. Os membros do Nível II não terão direito a voto em reuniões oficiais, como na Assembléia Geral, mas ainda mantêm o direito de participar de todos os eventos oficiais do WT.

Durante a Assembléia Geral, houve um momento de recordação do presidente fundador do World Taekwondo, Dr. Unyong Kim, que faleceu em 3 de outubro de 2017, aos 86 anos de idade.

O Presidente Choue também recebeu uma placa de agradecimento ao Mestre Houssine Ounifi, que foi o primeiro mestre de taekwondo da Tunísia e o primeiro assistente técnico tunisiano, bem como o primeiro assessor técnico. Mestre Houssine Ounifi foi aluno do mestre coreano Eun Ho Hong, que trouxe o taekwondo para a Tunísia na década de 1970 e fez uma grande contribuição para o desenvolvimento do taekwondo no país. Infelizmente, o Mestre Ounifi faleceu em março de 2016 e a placa foi apresentada à sua mãe, a Sra. Mabrouka Ounifi, durante a Assembléia Geral.

A Declaração de Hammamet para garantir um esporte seguro e garantir o desenvolvimento esportivo através do World Taekwondo Cares também foi apresentada. O compromisso do World Taekwondo com o esporte seguro foi reforçado através da realização de uma sessão de desenvolvimento de MNA sobre segurança de atletas, bem como operações em nível nacional e organização de eventos.

Os delegados também receberam um relatório sobre os preparativos para o próximo Campeonato Mundial de Taekwondo em Manchester em 2019.

O Torneio Mundial de Qualificação de Taekwondo para os Jogos Olímpicos Juvenis de Buenos Aires 2018 acontecerá de 7 a 8 de abril e o Campeonato Mundial de Taekwondo Junior Hammamet 2018 acontecerá de 9 a 13 de abril.

FONTE: http://www.worldtaekwondo.org/world-taekwondo-general-assembly-approves-competition-rule-changes/