(31) 99679-1916
(31) 99679-1916
Blog

"Já tomou sua dose de amor-próprio hoje?"

"Já tomou sua dose de amor-próprio hoje?"

Foi exatamente com essa pergunta que hoje me deparei com a primeira notificação do celular. Uma das piores coisas de quem sofre com o perfeccionismo é que tudo que ele faz pode parecer incrível aos olhos dos outros, mas em seu íntimo ele nunca está completamente satisfeito. É uma luta diária contra um modelo (inalcançável) pré-estabelecido. Uma prisão.

No último dia 12, realizei o exame para troca de faixa no TKD. APÓS EXATOS 20 ANOS SEM TREINAR, sem pisar em um tatame e congelada na minha honrosa faixa vermelha. No dia do exame, o mestre @diomar_tkd perguntou para alguns colegas o que o Taekwondo havia trazido de benefício para suas vidas. A pergunta não foi pra mim, mas tocou em mim. E pensei em alguns pontos:

.:. O tempo passa e impõe limites e superações muito próprias. É um desafio, especialmente quando se treina com muitos "jovens", perceber que passar dos 30 pesa (a coluna, as pernas, os braços, a vida 😅👵🏻)
.:. Eu tenho direito de não estar bem o tempo todo (isso, a psicóloga sorridente também pode ficar mal e ser acolhida por isso).
.:. É necessário ser gentil conosco mesmo. O progresso não é necessariamente (na verdade, quase nunca) linear - o que não significa que ainda assim não seja evolução.
.:. Mais importante do que qualquer técnica parece ser a conexão com as pessoas que estão contigo, te amparando, torcendo e impulsionando. São tesouros que devem ser tratados exatamente como tal.

Poderia escrever mais coisas, mas acho que já deu pra entender o quanto a PONTEIRA PRETA representa muito mais que uma nova faixa na minha vida, na minha história. Pra quem não gosta de deixar nada inacabado, "pelas metades", sofre com uma autocobrança absurda e trabalha MUITO (em todos os sentidos), é um marco. O fim de uma fase que durou o tempo que tinha que durar e inaugura uma nova preparação. Como diz meu professor (@diomar_tkd): RUMO À FAIXA PRETA e tudo que vier em seguida.

Não sei quantas pessoas terão paciência de ler até aqui. Mas, para quem teve, vá na fé. Vá do jeito que der. Vá até onde puder. Vá atrás do que você quer. Só assim se permite que coisas maravilhosas aconteçam.


Viviane Cristina Janoni França - Faixa vermelha de Taekwondo
Mestranda em Cognição e Comportamento (Universidade Federal de Minas Gerais).
Neuropsicóloga (Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais) e Psicóloga Clínica (UFMG).
Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental (Instituto WP-RS),
Terapia Existencial-Fenomenológica e Gestalt-terapia (FEAD).
Aluna DIOMAR TAEKWONDO - Faixa Vermelha Pona Preta - 1º gub
#RUMOAFAIXAPRETA

22/12/2023
Viviane Janoni

Comente essa publicação